sub

Viver Bem!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Gesso




          O GESSO É CONHECIDO A MAIS DE 9.000 ANOS .
          O GESSO É UMA SUBSTÂNCIA, NORMALMENTE VENDIDA NA FORMA DE UM PÓ BRANCO, PRODUZIDA A PARTIR DO MINERAL GIPSITA (TAMBÉM DENOMINADA GESSO), COMPOSTO BASICAMENTE DE SULFATO DE CÁLCIO HIDRATADO. QUANDO A GIPSITA É ESMAGADA E CALCINADA>, ELA PERDE ÁGUA, FORMANDO O GESSO.
          É PRODUZIDO ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE ESMAGAMENTO E CALCINAÇÃO DO "GYPSUM" (ROCHA SEDIMENTARIA), TRANSFORMADO EM PÓ BRANCO QUE MISTURADO COM AGUA ENDURECE RAPIDAMENTE.
EXISTEM MUITAS VARIEDADES DE GESSO, CADA UMA ADAPTADA A UMA FUNÇÃO DE DETERMINADO TRABALHO:
CERAMISTA, FUNDIDOR, DECORADOR, DENTISTA, ETC.
          SECA EM POUCO TEMPO, ADQUIRINDO SUA FORMA DEFINITIVA EM 8 A 12 MINUTOS, É USADO TAMBÉM PARA FUNDIR MOLDURAS, NA MODELAGEM E FIXAÇÃO DE PLACAS PARA FORRO.
O GESSO NÃO É SÓ BONITO E BARATO, MAS PEÇAS CONFECCIONADAS COM ESTE MATERIAL APRESENTAM BOM ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO, ALÉM DE MANTER EQUILIBRADA A UMIDADE DO AR EM ÁREAS FECHADAS , DEVIDO À SUA FACILIDADE EM ABSORVER ÁGUA.

O gesso encontrado sob a forma de pó, blocos ou placas, presta-se a uma grande variedade de aplicações:
- como revestimento de paredes, no lugar da massa fina;
- para fundir molduras e na modelagem e fixação de placas para forro;
- fabricar peças como sancas, molduras para tetos, colunas e placas para composição de paredes e forros rebaixados, que permitem embutir caixas de som e spots de luz;
- como chapas de gesso acartonado (compostas basicamente por duas folhas de papel recheadas de gesso), também se prestam à execução de forros, além de permitir a construção de paredes divisórias.

         Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado... liso ou com relevos,como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a criatividade artística (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc.). 



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário